16 de nov. de 2012

Quiabo é um alimento funcional ?



Vocês conhecem o quiabo? Hoje vou falar um pouquinho deste fruto delicioso.

De origem africana, veio para o Brasil junto com os escravos.  O quiabo é um vegetal de cor verde e formato alongado e fino e apresentam um tipo de goma viscosa.  Tem de baixo nível calórico.   Tem aproximadamente 35 calorias a cada 100 gramas. Muito rico em vitaminas e sais minerais, é ótimo laxante facilitando o trabalho de intestinos, rins e bexiga e prevenindo doenças.
É composto principal de vários pratos brasileiros regionais, que vão desde  festas religiosas na Bahia ( Caruru - quiabo cozido com camarão seco - prato  feito em homenagem  a São Cosme e São Damião) até a culinária Mineira ( com o Frango com Quiabo e o Refogado de Carne com Quiabo).  É um alimento eclético pois pode ser feito de diversas formas (frito, assado, em sopas, saladas ou refogados). Deve ser escolhidos quando tenros e firmes. Para garantir a maciez tente quebrar a pontinha do alimento. Se quebrar fácil pode levar pra casa.




Algumas pessoas não gostam do quiabo por  que ele solta um líquido viscoso, popularmente conhecido como "baba" do quiabo. Mas aqui vai a dica: basta pingar limão ou vinagre na hora da fervura e ela desaparecerá.

Para conservar os quiabos por mais tempo após serem comprados, recomenda-se guardá-los em sacos plásticos e colocá-los na parte inferior da geladeira. Assim, o quiabo pode ser consumido em até uma semana.

Minha receita favorita eu fiz hoje, e é o Quiabo à mineira. Tenho algumas raízes nesta região do País. E curto muito a culinária mineira. Se você curte também ou quer saber como fazer uma receitas deliciosa com Quiabo visita a página de receitas do blog, ou clik no link. 



Só não esqueça, se gostar comenta. Senão gostar do post comenta também. 
Sempre é bom saber se estão gostando das informações e links. 
Bjs a Todas. 


0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço por cada leitora que me visita, pois cada um de vocês é especial para mim!
Deixe o link do seu blog para que eu possa lhe visitar também, e não esqueça de ser seguidor o blog tá?