Dicas Light

oi este e um teste.

bjs







Dicas para manuseio de alimentos em casa 


 
Lavar nunca é demais, sejam mãos, utensílios e alimentos.



Lavar as mãos durante o preparo dos alimentos é muito importante. Se você interrompe o preparo dos alimentos para realizar outra tarefa do dia-a-dia, quando retornar deve lavar as mãos  para o preparo dos alimentos evitando assim uma possível contaminação cruzada. Principalmente se você estiver preparando alimentos crus, tais como pescados, carne ou frango. 


Evite o contato entre os diferentes alimentos crus e cozidos, pois os alimentos podem se contaminar mutuamente. Exemplo disso pode ser a utilização da mesma tábua ou a mesma faca sem lavar,  entre o corte de uma carne e um vegetal. Ou mesmo cortar uma carne crua e depois o mesmo corte já cozido.

5418-dicas-higiene-285x300
As frutas e vegetais que deveram ser consumidos crus devera seguir cuidadoso processo de lavagem. Se possível com a posterior imersão em água com vinagre (ou cloro 1 colher de sopa de água 2,0 a 2,5 % para cada 1 litro de água por 15 minutos) para eliminar microrganismos nocivos.


Sempre proteja os alimentos do contato com insetos, roedores e outros animais que podem transmitir doenças.  Guarde os alimentos em recipientes que dificulte a entrada de ar para evitar a deterioração.


Manter limpas as superfícies da cozinha é imprescindível para que as superfícies utilizadas para preparação de alimentos tenham sempre condições higiênicas adequadas.  Troque sempre os panos de prato e lavar bem os panos utilizados na limpeza.


Os alimentos cozidos devem ser logo consumidos. E se for o caso de reaquece-los todas as partes do alimento devem ter contato com o calor, atingindo a temperatura média de 70°C.









BATATA-BAROA


Raiz originária dos Andes e é conhecida por vários nomes: mandioquinha, batata-baronesa, batata-cenoura, e cerofolho. Tem uma concentração de cerca de 30% de carboidratos, sendo considerado um alimento altamente energético. Além de também possuir: Cálcio, fósforo, potássio, Magnésio, Beta-caroteno, vitaminas A, C e as vitaminas do complexo B. Importantes para a saúde da pele, nervos, aparelho digestivo e sistema nervoso.
Por suas caractéristicas especiais serve de auxiliar na eliminação do excesso de água do organismo, facilitando a eliminação da urina. Sendo recomendadas para o consumo de pessoas com o organismo enfraquecido, idosos e crianças.



Dica


A batata-baroa deve ser conservada em lugar fresco, arejado ou na geladeira. Mas pode ser congelada (limpa e em pedaços prontos para o consumo).

A batata-baroa de boa qualidade é firme, lisa e de cor amarelo clara. Evite as com coloração escuras e/ou amolecidas, pois podem apodrecer rapidamente.

Uma porção de 100g de batata-baroa fornece cerca de 104 calorias.

Tradicionalmente consumida como sopa. Mas também serve no preparo de pães, canjas, nhoques, suflês, biscoitos, bolos, saladas frias, maionese, chips e palha.













Os benefícios da Semente de Linhaça
 
É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:
-- Rejuvenescedor
--
 Baixa de peso

-- Auxilia no combate a anemia-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...-- Auxiliar no combate à acne.-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia
O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.
-- Vitalidade Física-- Sistema Digestivo-- Sistema Nervoso-- Doenças Inflamatórias--Retenção de Líquidos-- Sistema Imunológico-- Sistema Cardiovascular-- Funcionamento Intestinal-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa-- Para combater a agressividade e a obesidade-- 
Condições da Pele e do Cabelo

Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg

Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. 

A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.


As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

Vitalidade Física: 
Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia.
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.

Baixa de Peso:
A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida .
Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.

Combate ao Cancer:
de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é ; a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais.Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

Condições da Pele e do Cabelo:
 Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema .
Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc.
É excelente para a calvície . Essa é uma boa notícia para quem sofre de fixar e NUTRIR teu cabelo. Não use vaselinas que danificam teu coro cabeludo e teu cabelo.



Sistema Digestivo:
Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal.
Lubrifica e regenera a flora intestinal .
Expulsão de gases gástricos .É um laxante por excelência.
Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.

Sistema Nervoso:
É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma.
Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhoras funções mentais dos anciãos , melhora os problemas de conduta
(esquizofrenia).
A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais eurotransmissores
(reanimações naturais) .

Doenças Inflamatórias:
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo.
Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.

Retenção de Líquidos:
O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à
inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.


Sistema Imunológico:
A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.
A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.




Sistema Cardiovascular:


 É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária alta pressão arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
É excelente para regular o colesterol ruim .


O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.
Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.
O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.


Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.

Funcionamento Intestinal:
Para a melhora do funcionamento intestinal: de uma noite para o dia, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe "descansar" por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã.
Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes vitaminas...

Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa:
Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa.... Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada (como uma farofinha) sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.


Para combater a agressividade e a obesidade:
duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador. Coloca-se água ou suco para adoçar. Todos os dias; tomados em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia; essas duas colheres.
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas (moa uma xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer) - 3 colheres de sopa de água


Modo de preparo:
Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 a 2 minutos. (Torna-se muito espessa se ficar mais tempo). Em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.



Modo de Usar na maioria dos casos: 
Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas
.


AUTORIA DO TEXTO ACIMA: http://www.segs.com.br/linhaca.htm








Cenoura com casca ajuda a perder peso


O legume prolonga a saciedade, além de render e receitas saudáveis e deliciosas.  O segredo é utilizar o vegetal com casca e tudo.Ou seja, nada de descascar as cenouras.

Além de contribuir para o aumento da imunidade do organismo, combater infecções e diminuir o risco de derrame cerebral em mulheres, a fibra solúvel da cenoura diminui o colesterol do sangue e prolonga a saciedade.

"Isso acontece porque a casca da cenoura tem uma quantidade elevada de fibras. Quando ingeridas, elas aumentam o bolo alimentar e ocupam o organismo com sua digestão, prolongando a saciedade". Dessa forma, o cérebro entende que o organismo está ingerindo muito alimento, e assim, a fome vai embora.

A cenoura trás benefícios para os olhos, a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico. Ainda previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose. Carrega grande quantidade de vitamina A, além de conter vitaminas B e C. A primeira beneficia o sistema nervoso, a segunda estimula as defesas orgânicas contra enfermidades.

Nela ainda contém sais minerais de grande importância para a saúde, tais como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo.

O iodo é primordial à glândula tiróide que acelera a nutrição, comanda os processos de crescimento, vitaliza toda área cerebral e equilibra o melhor funcionamento de todas outras glândulas.




Algumas dicas:



 1. As cenouras se conservarão por muito mais tempo quando mantidas sem as folhas.




2. Evite fazer suco de cenoura com frutas cítricas (laranja, limão e tangerina) porque o ácido cítrico, presente em boa quantidade nessas frutas, destrói a vitamina A.

Aproveite para consumir muita casca de cenoura, principalmente porque ela é pouco calórica. Uma cenoura crua tem apenas 50 calorias  












CAMINHADAS



É cada vez maior o número de pessoas que lotam as ruas, praças, parques, clubes e academias, para praticar esta atividade que além de fácil e gostosa, é barata e faz bem.

Sem praticamente nenhuma contra-indicação, caminhar melhora a condição cardiorrespiratória,
ajuda na perda ou manutenção do peso corporal, fortalece vários grupos musculares como quadríceps, flexores do quadril, abdome, glúteos, panturrilhas entre outros.
Também fortalece e melhora o trabalho de vários sistemas do corpo como o digestivo, o imunológico, o nervoso, o músculo esquelético, o cardiovascular, e o sistema respiratório.

Caminhar propicia o bem-estar físico e emocional, estimula a circulação sangüínea e facilita o transporte de oxigênio, reduz e muito o risco de doenças cardíacas, Diabetes, Osteoporose, baixa a taxa de colesterol (ruim), baixa a pressão sangüínea e combate a depressão e o estresse, entre muitos outros benefícios.

O ritmo e a intensidade da caminhada determinam os benefícios que serão obtidos. Mas é preciso fazer uma avaliação física - incluindo um teste ergoespirométrico, para conhecer o seu nível de condicionamento físico e, assim, trabalhar de maneira segura e eficiente.

Respeite os seus limites e dose os treinos adequadamente. Se você for iniciante, mantenha a freqüência cardíaca entre 60% e 75% da F.C. máxima (220 - idade), mas se você já tiver um bom nível de condicionamento poderá trabalhar com 60% e 90% da F.C máxima. O ideal é usar um pulsômetro ou frequencímetro para controlar a freqüência cardíaca.

Treino sugerido:
  • 1° semana - 30 minutos, 3 vezes por semana, com a F.C. entre 60% e 70% da F.C. máxima
  • 2° semana - 35 minutos, 4 vezes por semana, com a F.C. entre 60% e 75% da F.C. máxima.
  • 3° semana - 40 minutos, 4 vezes por semana, com a F.C. entre 60% e 80% da F.C. máxima.
  • 4° semana - 45 minutos, 5 vezes por semana, com a F.C. entre 60% e 80% da F.C. máxima.
  • 5° semana - 40 minutos, 5 vezes por semana, com a F.C. entre 60% e 85% da F.C, máxima.
  • 6° semana - 45 minutos, 5 vezes por semana, com a F.C. entre 60% e 85% da F.C. máxima.
  • 7° semana - 50 minutos, 5 vezes por semana, com a F.C. entre 60% e 80% da F.C. máxima.
  • 8° semana - 50 minutos, 6 vezes por semana, com a F.C. entre 60% e 90% da F.C. máxima.


Veremos abaixo algumas dicas importantes de como caminhar corretamente:


  • Use roupas confortáveis;



  • Escolha um tênis adequado para caminhadas, com solado flexível e sistema de amortecedor em toda a sola;




  • Use meias para evitar bolhas;



  • Caminhe em lugares onde não há muito trânsito, para evitar acidentes, bem como paradas constantes e a concentração de poluentes no ar;



  • Fuja dos horários de sol intenso, mesmo assim passe um filtro solar;



  • Inicie a passada com o calcanhar, depois apóie a planta do pé e por último os dedos;



  • Flexione os braços a 90° e inicie o movimento apartir dos ombros;



  • Mantenha os ombros em linha reta, evitando cruzar os braços na frente do corpo;



  • Não de passadas muito largas;



  • Não caminhe com a cabeça abaixada para não adquirir vício postural;



  • Mantenha o tronco reto;



  • Se você sentir dor nas canelas, diminua o ritmo e evite subir ladeiras;



  • Hidrate o corpo, bebendo água antes, durante e depois das caminhadas;



  • Você poderá ouvir música, para incentivar e alegrar o exercício, mas somente se caminhar em lugares onde não haja trânsito;



  • Faça alongamentos antes e depois das caminhadas;



  • Caminhe regularmente (5 a 6 vezes por semana);



  • Insista na dieta alimentar e nos exercícios. Você se sentirá muito bem, saudável e bonita!














  • ALIMENTOS CONTRA OS OVÁRIOS POLICÍSTICOS



    A SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) afeta de 5% a 10% das mulheres em idade reprodutiva. Transtornos alimentares, prática excessiva de exercícios e amenorreia são condições que afetam negativamente a composição corporal e o estado nutricional e estão associadas a níveis anormais do hormônio leptina que, por sua vez, afeta a fertilidade.
    Conheça a lista de alimentos indicados para o tratamento da SOP, segundo Angela Grassi, nutricionista e autoridade em abordagens nutricionais no tratamento da infertilidade relacionada à SOP:
    1 – Salmão (ou outros peixes gordurosos): ricos em ômega-3, ajudam a reduzir os níveis de inflamação e de lipídios , além de melhorar a pele e até mesmo o humor.
    2 – Nozes e amêndoas: também contêm gorduras ômega-3 e monoinsaturadas, boas para o coração.
    3 – Cereais integrais: contêm vitaminas, minerais e fibras, que reduzem o colesterol, além de melhorar a ovulação. 
    4 – Frutas: elas têm importantes vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que reduzem insulina, colesterol e inflamação.
    5 – Proteínas: estudos mostram que as mulheres que comem principalmente proteínas magras, como aves sem pele, e proteínas de origem vegetal, são mais férteis.
    6 – Laticínios: leite e iogurte são ricas fontes de vitamina D que, conforme mostram estudos, ajudam a baixar a insulina e ajudam na fertilidade (coma uma ou duas porções por dia de laticínios integrais).
    7 - Suco de uva: rico em polifenóis e antioxidantes, a bebida pode ser sua melhor opção para se proteger contra doenças cardiovasculares e inflamações quando estiver tentando engravidar.
    fonte: Livro 101 alimentos para uma vida plena – David Grotto – Larousse



    12 ingredientes antigordura

    Conheça os alimentos que saciam, tiram a vontade de comer doces e fazem bem à saúde


    Tiram a vontade de doces

    1. Barra de cereal light
    Se batesse vontade de comer chocolate, apelava pra algum sabor de barrinha. Elas têm fibras e são pouco calóricas.

    2. Iogurte light
    Com frutas picadas, vira uma sobremesa deliciosa.

    3 Banana
    É docinha e vale por um lanche da tarde. Tem proteínas e vitaminas do complexo B.

    4 Açúcar mascavo
    Tem metade das calorias do açúcar normal. Ótimo pra fazer doces caseiros.



    Saciam e regulam o intestino

    5. Arroz integral
    Tem mais fibras e nutrientes que o arroz branco.

    6. Biscoito integral
    Dá energia e é excelente pra substituir petiscos.

    7. Pão integral
    Adotei no lugar do pãozinho comum, pois sacia mais.

    8. Maçã
    Acaba com aquela fominha de fim de noite e evita a queda de cabelo, que acontece nas dietas.

    9. Mamão
    Deixou o meu intestino reguladinho. Faz um bem enorme pra pele também.


    Fazem muito bem à saúde

    10. Repolho
    Contém substâncias que controlam os hormônios femininos.

    11. Suco de laranja
    Bem melhor do que as versões em pó. Tem vitamina C e aumenta as defesas do organismo.

    12. Cenoura
    Ideal pra acompanhar o almoço. Rica em betacaroteno, um poderoso antioxidante que ajuda a conservar a pele e os olhos.


    0 comentários:

    Postar um comentário

    Agradeço por cada leitora que me visita, pois cada um de vocês é especial para mim!
    Deixe o link do seu blog para que eu possa lhe visitar também, e não esqueça de ser seguidor o blog tá?